sexta-feira, julho 17, 2009

Deus e eu...no sertão....


Quero escrever minhas impressões sobre o sertão brasileiro,mas quero fazê-lo com o cuidado, com o carinho que merece cada pessoa que conheço dos lugares por onde tenho andado e, também, por aqueles que ainda não conheci.

Quero escrever sobre o sertão e seu povo não porque os tenho como 'um arquétipo distante da minha vida paulistana' mas porque tenho orgulho da herança de bravura, honestidade, solidariedade, aproximação que herdei de meus pais daquela região tão pouco pensada, tão pouco respeitada, tão pouco conhecida como é o nordeste brasileiro. Quer ver como isso é verdade? Pergunte pros seus amigos: "Você conhece o nordeste?", possivelmente, a resposta será "Sim, conheço tal e tal e tal praia, viajei nas férias pra tal e tal Estado..." e por aí vai. Não é deste nordeste de turismo (que também conheço e que acho muito válido) que quero escrever, mas de um nordeste que me faz pensar no quanto o Brasil não conhece o Brasil, seus filhos e suas lutas.

Pra começar, reproduzo aqui a crônica de Fernanda Lenzi, sobre o que é ser nordestino.


http:nandalenzi.artblog.com.br

Essa é para matar o resto do país de inveja!!!!!!!!
É massa ser Nordestino!!!
Ser Nordestino é...Ser chamado de preguiçoso pelos paulistas e sentir no tom de voz que eles morrem de inveja porque aqui tudo é mais perto...Toda hora é cedo... e o trem das 11:00 passa também às 12:30... de modo que sempre dá pra tomar mais uma ...E se lá é a terra da garoa, aqui é a terra da alegria, do sol, diversão! E eu prefiro aqui!
Ser Cearense é...É estar prestes a entrar no Bondinho do Pão de Açúcar lá no Rio de Janeiro ou em qualquer outro lugar e ser reconhecido (Vcs são cearenses né ??!!).....Quem viveu lembrará !!! Onde estamos fazemos amigos, sabemos conversar, cantar, dançar, curtir, encantar e sorrir... hehehe ...Todos querem a Cearense !!! Modéstia à parte, somos boas...
Ser baiano é amar a Bahia !!!É viver !!! Se jogar !!! Aproveitar essa terra abençoada por Natureza, mas que beleza !!! E em Fevereiro ???Em Fevereiro teve o Carnaval....Ah !!! O Carnaval !!!
Ser Nordestino é...É soltar um arriégua em qualquer lugar e achar massa !! É falar 'Mah, 'butar buneco', 'é massa ó', 'vixe',' to durmino', 'buzú', 'fazeno', 'Deus é mais!', 'bora armá os esquema', 'vixe', 'mainha', 'painho', 'oh retado', 'colé' , 'lá ele', 'brau'... ' vamo pro reggae', 'gatu véio', 'marromeno', 'caba da peste', 'ande Tonha', 'prego', ' Pirangueiro', 'eta pau pereira', 'ô mininu maluvido', agora lascou', 'marrapaz', 'aí dentru', 'caraí de asa', ' mangando', 'afe maria', 'cabrita', 'taboca serena', 'misericórdia', 'marmota', 'cabuetando', 'cpá o gato', 'arroxa', 'diabéisso'...
É ficar puto quando falam mal da gente.
Ser Nordestino é ser feliz, estar de bem com a vida, receptivo, disposto a ajudar.
Ser Nordestino é...É ser honesto e guerreiro, ser amigo, é ter consciência que Deus pegou o melhor das outras partes do mundo, encostou no mar, no lado de umas serras, cortou por uns rios... Misturou tudo... E FEZ ESSE LUGAR ÚNICO CHAMADO NORDESTE DO BRASIL.



Um comentário: